quinta-feira, 19 de novembro de 2009

SEGUNDA SEM CARNE: Participe e veja a diferença!

 

O que é
Um dia da semana em que as pessoas deixam de consumir carne de qualquer tipo.

Objetivo
Conscientizar as pessoas dos impactos sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais do uso de carne para alimentação e convidá-las a descobrir novos sabores.

Justificativa
Entre outros impactos importantes para o meio ambiente, estima-se que, no mundo, a cada segundo, uma área de floresta tropical do tamanho de um campo de futebol seja desmatada para produzir carne de boi equivalente a 257 hambúrgueres. A criação de animais é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada kg de proteína animal são necessários de 3 a 10 kg de proteína vegetal (milho, soja etc). Os benefícios para a saúde humana são consideráveis: uma dieta sem carne diminui em 31% a morte por infarto e
50% o risco de contrair diabetes entre outras doenças. Criados para abate, os animais levam uma vida de sofrimento, medo e privação, incompatível com a cultura da paz.

O que fazer
Mudar padrões de consumo. A dieta carnívora, sobretudo em larga escala, é
comprovadamente insustentável. Ao eliminar o consumo de carne você diminui, ao mesmo tempo, o desperdício de água, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros. De quebra, ainda ajuda a diminuir o rebanho bovino e sua emissão de metano - poderoso agente de efeito estufa.
As vacas emitem em suas eructações grandes quantidades de gás metano, 21 vezes mais potente para o efeito estufa do que o dióxido de carbono. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o gado é responsável por 18% do efeito estufa, ao passo que o transporte corresponde a 13%.
Os ecologistas estão preocupados com o impacto ambiental dos animais destinados à alimentação humana e com a destruição de áreas na Amazônia e outras florestas para a criação de gado. O presidente do grupo intergovernamental da ONU sobre as mudanças climáticas, Rajendra Pachauri, recomenda a dieta vegetariana por um dia na semana.
“É difícil avaliar todos os conselhos que recebemos sobre como contribuir significativamente para um mundo mais limpo, mais sustentável e mais saudável. Hoje, passar um dia da semana sem carne é a mudança mais importante que cada um pode fazer, pois atinge, de uma só vez, o cerne dos problemas políticos, éticos, ambientais e sociais. É uma mudança que afeta não apenas as mudanças climáticas como também melhora a saúde, provê tratamento mais ético aos animais, combate a fome global e colabora com o ativismo político e comunitário”, diz o ex-Beatle Paul McCartney (site oficial da campanha Meat Free

  Proposta
Incentivar as pessoas a deixarem de consumir carne uma vez por semana, tendo assim benefícios à sua saúde e à saúde do planeta e dos animais.
A proposta é um convite a redescobrir sabores, ampliando-se o repertório de alimentos no cardápio, testando e experimentando novas receitas. Iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira, a campanha em São Paulo é feita em parceria com a Prefeitura através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e SPTuris, com apoio da Slow Food Brasil -
Convivium São Paulo, Instituto Nina Rosa, Greenpeace, Prefeitura de São Lourenço da Serra, MTV, dentre outros.
A SVMA criou um blog (http://diasemcarne.wordpress.com), que será alimentado semanalmente de forma ordinária e, extraordinariamente, sempre que necessário. A imagem do dia sem carne traz quatro animais estilizados em toy art, imagem escolhida de acordo com o público alvo - jovens, formadores de opinião e crianças. Serão utilizadas mídias como youtube e twitter, ampliando a comunicação em rede.
A Sociedade Vegetariana Brasileira concentrará todas as informações e adesões pelo país à Campanha no site www.svb.org.br/segundasemcarne 




Fonte: SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário