sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Índia vai banir sapatos de couro nas escolas como "resquício do Estado colonial



Sapatos de lona e sola de borracha irão substituir os desconfortáveis sapatos de couro, “perigosos para o ambiente”.

O movimento de Conselhos Escolares do país apoia uma campanha de Maneka Gandhi, a nora viúva de Indira Gandhi, que agora é um membro do parlamento pelo partido de oposição Bharatiya Janata. Ela é uma das líderes militantes dos direitos dos animais da Índia e uma feroz opositora do abate de vacas, que são reverenciados entre os hindus.

O Conselho Central de Educação Escolar aceitou a proposta.

Os sapatos de couro preto foram introduzidos como item obrigatório dos uniformes escolares durante o domínio britânico e continuou incontestado desde então.

Segundo a Campanha da People for Animals (PFA), o uso generalizado fez dos alunos os maiores consumidores do país de produtos de couro.

Dezasseis escolas de Madras já proibiram o calçado de couro, como resposta à campanha e desde então os manifestantes pretendem angariar mais apoio em escolas de Chandigarh, Punjab.

Agora, oficialmente, o governo central têm apoiado a campanha após uma série de cartas da Sra. Gandhi.

” Os indianos foram forçados pelos brtiânicos. Não só não é saudável para as crianças como também ambeintalmente muito perigosa.” escreveu ela. Os sapatos de couro não absovem o suor, obrigam as crianças a mudar de sapatos durante o dia e causa uma pegada de carbono muito maior, disse ela. São também mais caros para os pais.

Gerry Arathoon, o Secretário de CISCE, apoiou a campanha e disse que o conselho acredita que os sapatos de couro ‘fedem’, acomulam o pó, precisam que de limpeza regular com líquido ‘tóxico’, e que os curtumes são uma fonte da doença para os seus funcionários.

Os sapatos de lona, ao contrário, são fáceis de limpar, cômodos, absorvem o suor, são ‘amigos’ das vacas e sem associações coloniais.

Fonte empresastestes.wordpress.com

Elton Luis Braun ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário