terça-feira, 29 de setembro de 2009

Responsabilidade


Uma das maiores virtudes de caráter é ter consciência da responsabilidade que implica nossos atos, isso desde o mais simples gesto, como não jogar papel de bala pela janela do carro.
Muitos não sabem que ser responsável vai muito além de cumprir seus horários e pagar suas dividas...
Devemos saber que tudo que fazemos ou decidimos é de nossa inteira responsabilidade , que isso é de grande valor e importância, e que devemos estar atentos para que outros não tenham que arcar com conseqüências que deveriam ser arcadas por nós.

Exemplos:

·         O lixo que você produz é de sua responsabilidade e deve ser devidamente jogado na lixeira!
·         O papel que você utiliza vem de arvores vivas e necessárias ao equilíbrio do meio ambiente, então é de sua responsabilidade o quanto você gasta. Economize e recicle! Não use mais que o necessário!
·         Suas palavras são registradas em sua história, pense antes de falar. Cumpra o que promete. Diga a verdade com amor e sabedoria. Pois as reações que elas provocam também são de sua responsabilidade.
·         O que  você consome é de sua responsabilidade.
·         A louça que você suja é de sua responsabilidade!
·         Se um dia você atropelar alguém (independente se é uma pessoa, um cão, etc.) é sua responsabilidade, dever moral e ético,  prestar socorro e bancar com as despesas, sem justificativas!
·         O seu alimento é de sua responsabilidade. Por exemplo, a carne que você come é de um animal que morreu pra você poder comer, e isso é de sua responsabilidade! Se escolher comer demais ou de menos, se come o que te faz mal, se pega demais e vai parar no lixo, tudo isso é sua responsabilidade!
·         Os produtos que você utiliza são de sua responsabilidade. Prefira produtos não testados em animais, pois se eles passarem a vida inteira sendo utilizados como cobaias, a custo de muito sofrimento numa cruel forma de exploração infundada e você utilizar os produtos provenientes dessa crueldade isso também é de sua responsabilidade!
·         Prefira produtos reutilizáveis; menos poluentes e politicamente corretos.
·         Adotar um animal... ele se torna sua responsabilidade! Abandonar e maltratar além de muito feio,  é crime!!!
·         A água que você utiliza é de sua responsabilidade!
·         O que você assiste e ouve é de sua responsabilidade!
·         Os filhos que você fez ou vai fazer são sua responsabilidade e as conseqüências disso também!
·         O que você faz ou deixa de fazer é de sua responsabilidade!
Enfim, tudo que entra em contato com seu discernimento e lhe possibilita alguma chance de escolha é de sua responsabilidade.

PENSE NISSO!

Viver com responsabilidade  é viver com consciência e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário